terça-feira, 4 de setembro de 2012

Lombo de Porco à moda da Cady

Cá por casa, só muito raramente, comemos carne de porco... não sei, acho que enjoei!!

A única forma de a comermos é fazendo Lombo no forno e, sendo esta parte do dito porco, a mais seca, habituei-me a cozinhá-la de uma forma diferente que, digo-vos, é um sucesso, pois a carne fica muito macia e saborosa e, claro, nada seca, que é o que se pretende...

E o segredo é... cozinhar primeiro o Lombo na panela de pressão e depois, levar ao forno, só para tostar... fácil, não é?!!

Primeiro dou uns golpes no Lombo, só para que o tempero entre mais facilmente no interior do mesmo, depois tempero-o diretamente na panela, com vinho branco, polpa de tomate, sal, um raminho de salsa, um ou dois dentes de alho e às vezes, corto umas cenouras às rodelas e coloco também lá para dentro... deixo marinar por uma a duas horas e levo ao lume, mais ou menos, 35 a 40 minutos.

No fim deste tempo, retiro o Lombo da panela e coloco-o, juntamente com o molho que criou enquanto cozinhou, numa assadeira, e levo-o então ao forno, para tostar, por mais 15 a 20 minutos.

Depois, caso pretendam fatias cortadas de forma uniforme, se tiverem, utilizem uma faca elétrica, senão, cortem com uma faca normal.

Vejam lá se gostam do aspeto?!!




11 comentários:

  1. Boa noite Cady,
    eu também não tenho o hábito de comer carne suína não,mas gosto muito, e esse seu tá maravilhoso. Juro que eu queria um pedaço

    Bjuuuu!!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá Cady,
    Que lindo lombo. está com um aspecto mesmo apetitoso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Um truque simples e infalível :)
    É bem verdade que o lombo muitas vezes fica seco, mas desta maneira fica bem tenro.
    Delicioso.
    Um beijinho amiga.

    ResponderEliminar
  4. Deixei um comentário mas penso que não ficou guardado :)
    Um truque infalível, para o lombo ficar bem tenro!
    Delicioso amiga.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Olá Cady :)

    Engraçado, que em casa dos meus pais porco sempre foi a carne que mais se comeu. Sábado é certo haver febras de porco grelhadas, e/ou domingo lombo de porco assado!
    Talvez por isso, e por a carne de frango ser a minha preferida, quando estou no Porto praticamente só faço frango e peixe!

    Gostei muito desta receita, parece muito apetitoso esse lombo! Há quem diga que o segredo de um lombo bem tenro (para além de escolher a peça menos seca) é cozinhá-lo com banha do próprio (conselho da minha avó!). O meu pai costumava fazer como a Cady, na panela de pressão primeiro (fica óptimo!) e agora tem usado a banha e também resulta muito bem (e dá um óptimo sabor!).

    ResponderEliminar
  6. ESSA CARNE FICOU MESMO COMO EU GOSTO, EXCELENTE ASPECTO.
    BJS

    ResponderEliminar
  7. Por cá também gostamos muito de fazer o lombo assim! Fica mais suculento :)

    ResponderEliminar
  8. Que bom aspecto...hum, que carninha suculenta...adorei a receita.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Pois, por aqui passa-se o mesmo com a carne de porco! Raramente faço, e quando compro é lombo ou costeletas e muito raramente entremeadas, num ano se cozinhar carne de porco 3/4 vezes é muito, preferimos frango ou perú.
    Esse lombinho está com muito bom aspecto, uma cor muito tostadinha, apetece ir jantar já!
    Desconhecia o truque de o cozer primeiro na panela de pressão! Não me hei-de esquecer a próxima vez que fizer lombo!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Um truque super importante e que faz, com certeza, toda a diferença, pois o teu lombo tem um aspecto magnífico!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar